Perguntas & respostas

Direitos AUTORAIS:

Música


P) O que são direitos autorais?

R) Quando uma pessoa cria uma obra original que está fixada em um meio físico, ela automaticamente detém os direitos autorais sobre a obra. Ser o detentor dos direitos autorais dá ao proprietário o direito exclusivo de utilizar a obra em maneiras determinadas e específicas. Muitos tipos de obras estão qualificados para proteção de direitos autorais.

P) Quais tipos de obras estão sujeitos a Direito Autorais?

R) Qualquer propriedade intelectual pode ser protegido por leis de direitos autorais. Isso inclui música, vídeos, imagens, escrita e performances. No caso do YouTube , a música é o material mais comum protegido por direitos autorais que os criadores usam ilegalmente.

P) Por que violar Direitos Autorais é ruim?

R) Quando você usa parte de um trabalho sem a permissão do detentor dos direitos autorais , você está tecnicamente roubando deles . Imagine se você criou um vídeo e alguém rasgou , carregou-o e começou a fazer dinheiro com isso. Além disso,  violar a lei de direitos autorais pode ter repercussões negativas sobre o seu canal.

P) O que fazer para evitar a violação de Direitos Autorais?

R) A maneira mais fácil de evitar violações de direitos autorais é a certeza de que tudo em seu vídeo é o conteúdo original que você criou ou meios de comunicação livres de royalties a partir de uma fonte pré -aprovado. Isso inclui imagens, vídeo, música e efeitos sonoros.

Se você estiver usando a propriedade intelectual de outra pessoa , você precisa se certificar de que você tem garantido o direito de usar esse trabalho. No caso da música, você precisa usar a música livre de royalty ( para uso comercial ) ou comprar uma licença do proprietário da música.


P) Eu dei crédito ao proprietário dos Direitos Autorais. Por que recebi uma Notificação de Violação de Direiros Autorais?

R) Para utilizar a propriedade intelectual que você não possui , você precisa comprar uma licença comercial do proprietário. Escrevendo uma breve declaração em sua caixa de descrição não protegê-lo de violar a lei de direitos autorais.

P) Eu recebi permissão do artista para utilização da música, por que recebi uma Notificação de Violação de Direiros Autorais?

R) Este artista pode não possuir todos os direitos sobre sua própria canção . Em muitos casos, existem outros compositores e um selo musical envolvidos de quem você também precisaria obter permissão Obter somente a permissão do artista, especialmente permissão verbal, não irá protegê-lo de violar a lei de direitos autorais. Muitas vezes, os próprios artistas não entendem direito de autor portanto, a palavra deles somente não basta.

P) O que poderia acontecer se eu usar a música com direitos autorais sem permissão?

R) Todos os dias, o YouTube melhora a sua capacidade de descobrir músicas com direitos autorais em sua plataforma . Quando um vídeo contendo material com direitos autorais é encontrado pelo YouTube , o proprietário dos direitos autorais é notificado e são dadas quatro opções : gerar receita , rastrear , bloquear o vídeo ou desativar o vídeo. Por favor, veja explicação abaixo

  • Gerar Receita: O proprietário de direitos autorais coloca uma reclamação sobre o vídeo que desvia todas as receitas de que o vídeo para eles , independentemente da quantidade de material com direitos autorais no vídeo ou a originalidade do resto do conteúdo . 100% da receita será desviado para o proprietário do conteúdo com direitos de autor.
  • Rastrear: Neste caso, o vídeo funcionará normalmente, mas ninguém fará dinheiro com isso . Isto é raramente utilizado , mas ainda acontece de vez em quando.
  • Bloquear:  Com esta política, o proprietário dos direitos autorais tira o vídeo do ar . Para todos os efeitos , o vídeo é agora privado e não poderá ser publicado. Mesmo a pessoa que baixou o vídeo não poderá vê-lo. 
  • Desativar: Isto é semelhante a bloquear , exceto que o vídeo é excluído permanentemente e uma notificação de violação de direitos de autor é colocada no canal. Se o canal acumular três greves, o canal está suspenso / excluído. 

P) Fiz upload de uma música cover ; ainda tenho que obter permissão do detentor dos direitos para fazer o upload ?

R) Sim , é preciso obter autorização do compositor da música (e quaisquer outros detentores de direitos autorais , conforme mencionado anteriormente) , a fim de rentabilizar o cover.

P) O que eu faço se eu receber uma notificação de Conteúdo de terceiros reconhecido no meu vídeo?

R) Se o conteúdo de terceiros for reconhecido em seu vídeo, por causa da música utilizada e você tiver obtido uma licença comercial do proprietário do material protegido por direitos autorais , você pode disputar a notificação através do YouTube. Por favor, consulte as etapas abaixo sobre como disputar uma terceira partida do partido: 

  • Vá até a seção Avisos de Direitos autorais no Gerenciador de vídeos
  • Clique no link sublinhado à direita do menu Editar do vídeo para acessar uma página com informações sobre o que foi reivindicado em seu vídeo e quem o reivindicou.
  • Se você acha que essa reivindicação foi feita por engano, dispute-a diretamente na página correspondente.

P) O que eu faço se eu tiver baixado um vídeo com uma música que eu não tenha direitos autorais  e quiser retirar a música?

R) A troca de áudio é um recurso do YouTube que você pode usar para substituir todo o áudio do seu vídeo ou com uma música ou silêncio. Você pode escolher uma música na Biblioteca de Audio YouTube , mas certifique-se que a música que você escolher está na lista de músicas livres de direitos autorais caso contrário, você não será capaz de monetizar o vídeo.

P) Como posso monetizar meus vídeos?

R) Seus vídeos serão automaticamente monetizados desde que não haja conteúdo de terceiros . Você pode confirmar que seus vídeos foram monetizados, quando vizualizar o símbolo $, ao lado de seus vídeos no Gerenciador de vídeo . Se o $ estiver acinzentado , o vídeo não é monetizado . Basta clicar no $ cinza e você será direcionado para a guia de monetização , onde você poderá ativá-lo. Se você não for direcionado para a guia de monetização , pode ser que o conteúdo tenha sido identificado como pertencente à terceiros e você não poderá monetizá-lo.